a
O VECI 10 assenta numa plataforma Renault 6×6 de 26 toneladas e 520 cv, guarnecida por seis bombeiros. Dispõe de uma bomba Rosenbauer que debita 3.500 l/min a 10 bar e 400l/min a 40 bar, preparada para seis tomadas de água e um tanque com capacidade para 10.000 l de água e 500 l de espuma. Equipado com um monitor de 2000 l/ min com comando à distância, torre de iluminação de LED, grupo energético com ferramentas de desencarceramento, motodisco, motosserra, ventiladores de pressão positiva e negativa, câmara térmica, ARICAS e cilindros de reserva. Dispõe também de outros materiais relacionados com combate aos incêndios urbanos industriais e também rurais.
Este veículo, que está vocacionado para operações no interface urbano florestal, mas que pode ser empenhado em incêndios urbanos industriais e também rurais entrou ao serviço da Cruz Branca no passado dia 08 de janeiro. Foi um protótipo que a empresa Jacinto Marques de Oliveira Sucrs Lda desenvolveu e do qual resultaram a venda de 200 unidades para a Romênia. O investimento feito pela Direção da Cruz Branca na aquisição do VECI 10 resultou de uma análise de risco da sua Área de Atuação Própria e da identificação dos meios capazes de lhes poderem fazer face. Nitidamente que este veículo amplia a capacidade de resposta operacional dos “Morcegos”, sempre tendo em vista a proteção e socorro das populações, do seu património e do meio ambiente.
Durante o tempo em que permaneceu em exposição, o VECI 10 recebeu inúmeras visitas, e inúmeros elogios aos “Bombeiros de Baixo” por mais esta atualização na sua frota de veículos de combate a incêndios.
Para nós, Cruz Branca, todas as palavras de reconhecimento e apreço têm um duplo significado: gratidão e responsabilidade para podermos fazer mais e melhor pelos nossos cidadãos.