oveículo Especial de Combate a Incêndio no. 10 (VECI 10) foi uma das últimas aquisições dos Bombeiros da Cruz Branca, em linha com o seu plano de reequipamento de viaturas, para fazer face aos teatros de operações que têm de enfrentar diariamente, sendo estes cada vez mais difíceis e complexos. Traduziu-se num investimento avultado, mas que se justifica pela análise de risco da área de atuação própria dos “Bombeiros de Baixo”, acrescendo uma capacidade suplementar para apoiar outras áreas, nas quais poderá fazer a diferença em prol da segurança e bem estar dos cidadãos, dos seus bens e do meio ambiente.
Uma evidencia prática da operacionalidade e do valor benéfico que o VECI 10 aporta na resolução de situações de proteção e socorro, traduziu-se na ocorrência que aconteceu no dia 2 de abril, pelas 19 horas e 50 minutos, em que a Cruz Branca foi ativada pelo Comando Sub-Regional do Douro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para responder a uma ocorrência com um veículo em chamas, desconhecendo-se a sua tipologia e a existência de vítimas, no IP 4 próximo ao Parque de Merendas de Arrabães. Para a ocorrência, foi “despachado” o VECI 10 com uma guarnição de 5 operacionais e uma ambulância de socorro, também dos Morcegos, com 2 operacionais. Sendo uma ocorrência no IP 4 foi ativado o seu Plano Prévio de Intervenção, o que implica, de imediato, a mobilização de mais meios de socorro. Dada a capacidade diferenciadora do VECI 10 em operações, os restantes meios foram desmobilizados, por já não serem necessários.
Na Cruz Branca, o nosso desígnio diário, a qualquer hora do dia ou da noite, é estar pronto para servir quem de nós precisa, em momentos que muitas vezes são de elevada tensão e perigo para os cidadãos. Para isso, formamos, treinamos e nos equipamos da melhor maneira possível para respondermos, “estamos prontos para resolver”, quando somos chamados.




