cumprindo uma tradição de dezenas de anos, a Cruz Branca esteve presente, uma vez mais, na tradicional Procissão do Enterro do Senhor que é organizada pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real no dia de Sexta-Feira Santa.
Esta celebração religiosa, sai e recolhe da Igreja da Misericórdia e percorre as principais ruas do centro histórico da nossa Cidade.
Como habitualmente, a Fanfarra dos “Bombeiros de Baixo” abriu o cortejo processional que tem uma organização relativamente fixa, pelo menos desde 1902, retratando as cenas bíblicas da Paixão e morte de Cristo, integrando elementos como a matraca, as cordas de esparto, o galo, a cana verde, o dístico JNRJ, o Féretro do Senhor, o pálio e o andor de Nossa Senhora.
Como já vem sendo habito, os Órgãos Sociais da Cruz Branca seguiram junto do palio. Na retaguarda da procissão, no local que é dedicado às instituições de Vila Real esteve presente o Estandarte da Cruz Branca com a respetiva escolta, o Comando e uma representação do Corpo de Bombeiros. O Estandarte ostentou um laço preto e os machados foram transportados “cruzados no braço” em sinal de luto e respeito pelo momento bíblico que é celebrado.
Os “Morcegos” reconhecem a importância, para os vila-realenses, da tradição da Procissão do Enterro do Senhor e é com muito gosto que, ano após ano, estão presentes neste evento de cultura e de Fé que marca o tempo Pascal em Vila Real