Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Incêndio em veículo pesado de mercadorias no Túnel do Marão resolvido pelos “Morcegos do Túnel” em fim de turno

A Equipa de Proteção e Socorro (EPS) da Cruz Branca em serviço no túnel do Marão – “Morcegos do Túnel”, quando regressava ao Quartel Sede após o final do seu turno das 08h00 às 16h00, do dia 23 de agosto, deparou-se, no interior do túnel, no sentido Amarante – Vila Real, com um incêndio num veículo pesado de mercadorias.

Perante esta ocorrência de proteção e socorro, uma vez mais, a capacidade operacional dos “Morcegos” ficou bem demonstrada. Assim, graças ao treino e à prontidão dos três Bombeiros que integram a EPS e rentabilizando as capacidades do Veículo Especial de Combate a Incêndios (VECI 02), que dispõe de 8000 l de água, espumifero, uma potente bomba de 3000 l / min e dois monitores, um deles automático, o incêndio foi prontamente extinto, evitando assim danos maiores.

O trânsito rodoviário foi cortado, no âmbito dos procedimentos em vigor, no quadro do plano interno de intervenção do túnel do Marão. No entanto, graças à rápida atuação dos “Bombeiros de Baixo”, não houve a necessidade de ativar uma estrutura mais robusta de proteção e socorro, prevista no Plano Prévio de Intervenção (PPI), para estas situações.

Esta é mais uma ocorrência no túnel do Marão, que vem confirmar a necessidade e a utilidade de uma EPS em permanência no túnel, treinada e equipada para fazer face aos riscos que estão inerentes a este tipo de infraestruturas.