Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Encerramento das comemorações dos 125 Anos da Cruz Branca

Manda a tradição que a seis de janeiro, Dia de Reis, se festeje o Aniversário dos Bombeiros de Baixo e este ano a tradição manteve-se tendo os vários eventos sido distribuídos por três dias: 6, 7 e 8 de janeiro.

No dia 6 de janeiro, no Arquivo Distrital de Vila Real, decorreu a tomada de posse do Conselho Geral e a apresentação do livro dos “125 Anos da Cruz Branca” em cerimónia presidida pelo Sr. Vereador da Câmara Municipal de Vila Real, Carlos Silva.

Decorre do Artigo 60o dos Estatutos da Cruz Branca a constituição do Conselho Geral do qual fazem parte sócios efetivos que tenham desempenhado a Presidência ou Vice-Presidência de qualquer um dos Órgãos Sociais da Associação, bem como, que tenham sido Comandantes e 2o Comandantes. O Conselho Geral é um órgão não eletivo e consultivo da Direção e da Assembleia Geral. O Presidente do Conselho Geral é, por inerência do cargo, o Presidente Honorário da Nossa Associação. O Conselho Geral que tomou posse é presidido pelo Engenheiro António Graça, antigo Presidente da Direção e integra Comandante do Quadro de Honra António Fraga e o Professor Luís Maximiano.

Após a tomada de posse do Conselho Geral, seguiu-se a apresentação da obra do Dr. Ribeiro Aires: 125 anos da Cruz Branca. Inicialmente, Sr. Presidente da Direção, Comandante do Quadro de Honra Álvaro Ribeiro, enfatizou importância produção de documentos escritos para perpetuar a memoria Cruz Branca. Posteriormente, próprio autor detalhou trechos da obra.

Este primeiro momento das comemorações, terminou com “Porto de Honra” e um brinde aos Morcegos.

Cumprindo programa aprovado, decorreu na tarde do dia 7 de janeiro, no Quartel Sede, uma cerimónia presidida pelo Dr. Alexandre Favaios, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real durante a qual se procedeu a promoções e condecorações. Foram promovidos o 2o Comandante José Augusto Pereira, o Adjunto de Comando Bruno Tiago Lousada Marques e a Oficial Bombeiro de 2a Paula Alexandra Fernandes. Estas promoções, que aportam mais responsabilidade individual acaba um dos Bombeiros promovidos, completam o Quadro de Comando e ampliam a capacidade de desenvolver trabalho de Estado-Maior em apoio à decisão do Comandante da Cruz Branca.

Seguidamente decorreu a promoção de 13 Estagiários a Bombeiros de 3a da Escola de Estagiários teve início em outubro de 2020 tendo sofrido diversos adiamentos devido a pandemia da COVID 19. Foram ainda arvorados com a insígnia de Estagiário os elementos que recentemente integram a nova escola de Estagiários da Cruz Branca.

Sendo dever de quem comanda ou dirige reconhecer publicamente os méritos de todos aqueles que ao longo dos tempos vão dando o melhor de si à causa dos Bombeiros, prestando serviço prestado na Cruz Branca forma condecorados Bombeiros e membros do Órgãos Socias com distinções da Liga dos Bombeiros Portugueses, nomeadamente: a Medalha de Dedicação e Altruísmo e a Medalha de Assiduidade nos graus Ouro, Prata e Cobre.

O programa continuou com a apresentação de cumprimentos formais à Edilidade nos Passos do Conselho, com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Eng. Rui Santos e com uma Missa de Sufrágio e Ação de Graças celebrada na Capela Nova, pelo Bispo da Diocese de Vila Real, D. António Augusto de Oliveira Azevedo.

No dia 8 de janeiro, último dia das comemorações, a Cruz Branca teve a honra de receber o Sr. Ministro da Administração Interna, Dr. José Luís Carneiro.

Pelas nove horas da manhã forma hasteadas as bandeiras nos mastros do Quartel Sede com o toque de continência executado pela Fanfarra ao que se seguiu o tradicional toque alvorada aos Órgãos Sociais, momento sempre marcante pela performance de execução dos clarins da Cruz Branca.

Inicialmente, o Sr. Ministro foi recebido com as honras regulamentares, ao que se seguiu a passagem de revista ao Corpo de Bombeiros e a condecoração da Cruz Branca com a Medalha “Gratidão COVID 19”, da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Na sua intervenção o Sr. Ministro da Administração Interna, reconheceu o papel dos Bombeiros como principal agente de proteção civil, a necessidade de formação e treino contínuos na área da proteção e socorro e os investimentos nacionais que estão a ser alocados aos Bombeiros.

Seguiu-se a assinatura do Livro de Honra da Cruz Branca, pelo Sr. Ministro momento no qual, em ambiente recatado, mas com a presença da entidades com capacidade de decisão a diversos níveis, nomeadamente o Sr. Presidente da ANEPC, Brigadeiro-General Duarte da Costa e o Sr Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, o Sr. Presidente da Direção vincou o compromisso da Cruz Branca em fazer mais e melhor pelos cidadãos, a disponibilidade para cooperar e encontrar soluções com as diversas entidades, mas também a necessidade de ser apoiada, nomeadamente no âmbito financeiro, para poder prosseguir com os seus objetivos que concorrerem para o fim último do Estado: bem-estar e segurança da população.

Durante o momento de despedida do Sr. Ministro da Administração Interna, foram entregues as lembranças institucionais exclusivas das comemorações dos 125 anos: medalha de ouro evocativa, garrafa de vinho com rotulo “ 125 Anos Cruz Branca” e o livro apresentado no dia anterior.

Posteriormente decorreu bênção e inauguração de dois novos veículos operacionais. Lado a lado com o novíssimo Veículo Especial de Combate a Incendio (VECI) 10 e o veículo de comando VCOT 03 que ampliam largamente a capacidade de resposta operacional e de comando e controlo da Cruz Branca, estavam expostos duas “máquinas” de outros tempos em que a vontade dos “Morcegos” em servir o próximo era a mesma de hoje: a bomba braçal do Séc. XIX e o Chevrolet C-60 “Carro Nevoeiro” de meados do Séc. XX. Estes dois meios dos Bombeiros de Baixo, foram restaurados e recuperados fruto da dedicação e empenho de um grupo de Bombeiros, que retiraram horas ao seu merecido descanso em prol do bem comum da Cruz Branca.

Na sequência do programa da comemoração decorreu no interior do hangar a Sessão Solene presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Real.

Durante esta sessão foram agraciados com as medalhas privativas da Cruz Branca: “Benemérito” e “Crachá de Mérito” cidadãos e Bombeiros que se distinguiram no apoio à causa da Cruz Branca.

Aquando da sua intervenção, o Vice-Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Dr. Hélder Santos atribuiu seis Crachás de Ouro a Bombeiros e a um membro dos Órgãos Sociais.

Das intervenções ao longo da Sessão Solene destaca-se o comprometimento das diferentes entidades no esfoço contínuo de apoio à causa dos Bombeiros., dentro das respetivas capacidades e prioridades.

O dia terminou com um almoço convívio no Hotel Mira-Corgo.

No encerramento das comemorações dos seus 125 anos de existência Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública e Cruz Branca de Vila Real reafirmou perante todos o compromisso de continuar a fazer mais e melhor pela proteção e socorro dos nossos cidadãos.

ADSUMOS IN PERICULO