de acordo com o programa aprovado e difundido, a Cruz Branca comemorou o Dia Nacional do Bombeiro na manhã de 28 de maio. Pelas 09:30h, na fachada principal do Quartel Comandante Moraes Serrão decorreu a cerimónia do “Hastear das Bandeiras”, com o Corpo de Bombeiros e a Fanfarra em formatura geral e com a presença dos Órgãos Socias. Assim assinalamos de forma formal e simbólica o início das comemorações.
Pelas 10:00h, rumamos ao Monumento ao Bombeiro no largo do Pioledo, onde, em continência, prestamos homenagem a todos os Bombeiros Portugueses.
Seguimos em desfile pelas ruas da nossa cidade em direção à Igreja da Nossa Senhora da Conceição. No largo frontal à igreja, a Fanfarra dos “Morcegos” desfilou, apresentando várias marchas evolucionarias. Mais uma vez, com esta atuação, arrancou inúmeros aplausos do público presente, deixando orgulhosos os “Bombeiros de Baixo” e contribuindo assim para o engrandecimento do nome da Cruz Branca. Pela 11:00h decorreu a Celebração Eucarística, durante a qual foram lembrados todos os Bombeiros, Dirigentes, Associados e Beneméritos que já nos deixaram.
Mesmo com um dia preenchido, os nossos Operacionais, ainda se muniram de força e estiveram presentes na “Festa da Família”, evento já com tradição na nossa cidade, que teve lugar no Parque do Corgo e que contou com uma dimensão nacional, através do programa “Somos Portugal” da TVI. Também aqui, várias foram as iniciativas desenvolvidas pelos “Morcegos”, nomeadamente, a presença do Chevrolet C-60 recentemente restaurado, que se constitui como um dos veículos icónicos de combate a incêndios que esteve ao serviço da Cruz Branca. Para gosto de todos, em particular das crianças, o nosso Grupo de Mergulho proporcionou passeios de passeios de barco. Também a nossa mascote Bat Fire marcou presença, ajudando a transmitir aos mais pequenos, de forma lúdica e cativante, valores de cidadania e segurança.
As comemorações nacionais desde “Dia Nacional do Bombeiro 2023” decorreram em Tondela onde estivemos representados pelo Sr. Comandante e pelo nosso Estandarte.
Ser Bombeiro é muito mais que vestir uma farda…
Ser Bombeiro é usar uma farda e honrar os seus valores, é estar presente e fazer acontecer, é ser exemplo, é ser história.








