A Cruz Branca integra, com a Ambulância de Socorro toldo-o terreno (ABSC 05), o Grupo de Reforço para Incêndios Rurais (GRIR), constituído pelo Comando Sub-Regional do Douro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que se encontra a atuar no Teatro de Operações de Baião.
Infelizmente, no dia 22 de agosto, a equipa dos “Bombeiros de Baixo” teve que ser ativada para garantir o socorro a uma equipa de bombeiros do Corpo de Bombeiros de Vila Meã que sofreu um acidente com o seu Veículo Ligeiro de Combate a Incêndio (VLCI). Face as dificuldades de acesso ao local do acidente, as características técnicas da ABSC 05 e o profissionalismo dos operacionais “Morcegos” foram, uma vez mais, determinantes, quer na resposta imediata às vítimas do acidente, quer no transporte até ao ponto de Rendez Vous com as ambulâncias do INEM.
Aos operacionais sinistrados do Corpo de Bombeiros de Vila Meã, os “Bombeiros de Baixo” reconhecem o seu valor, respeitam o seu sacrifício e deixam votos de rápidas melhoras.
Pela Humanidade! Cruz Branca Sempre!