Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

A Cruz Branca nos Escadórios da Humanidade – 2023

Realizou-se no dia 30 de setembro, no Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga, mais uma edição dos “Escadórios da Humanidade”, na qual estiveram presentes catorze “Morcegos”.

Os Escadórios da Humanidade é um evento de caris simultaneamente desportivo e operacional, exclusivo a bombeiros, que nesta edição juntou mais de um milhar de operacionais nacionais, do Continente e das Ilhas e internacionais. O desafio consiste em subir, no menor tempo possível, os 566 degraus do Santuário, equipado para combate a incêndios urbanos.

Na Cruz Branca, a participação partiu de iniciativa de um grupo de bombeiros, que se organizou para cumprir um plano de treino específico para esta atividade, tendo contado com o apoio do Comando e da Direção.

Pelo tipo de atividade que é, engloba várias dimensões intrínsecas aos bombeiros, nomeadamente, a determinação, a resistência física e o espírito de sacrifício. Todo o treino que é necessário desenvolver para participar na prova, contribui diretamente para melhorar a preparação para operar em ambientes de incêndios urbanos de elevada complexidade e risco, bem como reforçar a coesão, a camaradagem e o espírito de corpo entre aqueles que participam.

Mais uma vez, o nome da Cruz Branca foi dignificado pela prestação exemplar dos catorze bravos “Bombeiros de Baixo”, que deram o melhor de si para cumprir este desafio.

Nesta prova, como em qualquer teatro de operações, o apoio logístico é fundamental para o sucesso da missão. Assim, estamos gratos à empresa “HELENO E CORREIA” que disponibilizou o autocarro que transportou os bombeiros, bem como a quem preparou e distribuiu a alimentação e garantiu os demais apoios à participação dos “Morcegos”.

Com um sentimento de orgulho e dever cumprido, agradecemos o contributo de todos aqueles que tornaram possível a concretização deste objetivo, participar nos Escadórios da Humanidade 2023. Deixamos a certeza que tudo faremos para voltar aos Escadórios em 2024, ainda mais fortes e em maior número.

Cruz Branca Sempre!