Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

A CRUZ BRANCA NO APOIO AO COMBATE AOS GRANDES INCÊNDIOS FLORESTAIS DE CASTELO BRANCO E DE ODEMIRA

No âmbito do planeamento efetuado nos diversos escalões da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), para o teatro de operações do grande incêndio florestal de Castelo Branco, foi solicitado que a Cruz Branca integrasse o Grupo de Reforço para combate a incêndios rurais (GRIR), constituído pelo comando Sub-Regional do Douro da ANEPC com a sua ambulância todo-o-terreno (ABSC 05) que, face as suas características técnicas, é um meio de apoio diferenciador em ambiente rural.

Também no teatro de operações do grande incêndio florestal de Odemira, e face à necessidade de meios de combate para atuar em áreas de interface-urbano florestal, o Veículo Especial de Combate a Incêndio (VECI 10) foi projetado para a base de apoio logístico da ANEPC situada em Quarteira. Este veículo. seguiu integrado num Grupo de Reforço, constituído pelo Sub-Regional do Douro da ANEPC, sob o comando do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Movimenta da Beira, e tendo como Adjunto do Grupo, o 2o Comandante dos “Morcegos”, empenhando também nesta tarefa o veículo de comando – VCOT03.

Hoje como Corpo de Bombeiros apoiante, talvez amanhã, como Corpo de Bombeiros apoiado, os “Bombeiros de Baixo” dando sempre o melhor de si em prol dos nossos cidadãos.