Decorreu, no dia 08 de novembro, na Avenida Carvalho Araújo, em frente à Câmara Municipal de Vila Real a cerimónia pública de outorga do Estandarte Nacional à 4ª Força Nacional Destacada que em breve será projetada para a Roménia.
A constituição deste tipo de forças, uma Companhia de Atiradores Mecanizada de rodas, com um efetivo de 200 militares equipados com viaturas da tipologia Pandur II, foi decidida no âmbito do esforço coletivo da NATO, tendo como propósito fazer face ao recrudescimento do conflito armado no Leste da Europa e subsequente ativação dos planos de defesa coletiva. O reforço da presença de forças NATO naquela região tem como objetivo a dissuasão e a defesa do território romeno. A nossa Companhia de Atiradores Mecanizada irá desenvolver atividades de treino e exercícios com as demais foças internacionais aí presentes.
Esta força teve como Unidade Mobilizadora do Exército, o nosso Regimento de Infantaria nº 13.
A Cerimónia foi presidida pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão e nela estiveram presentes diferentes entidades civis e militares. A Cruz Branca esteve representada pelo Sr. Presidente da Direção, Comandante do Quadro de Honra, Álvaro Ribeiro e pelo Sr. Comandante Orlando Matos.
Aos Militares que em breve contribuirão para a defesa dos valores da segurança, liberdade e democracia em território romeno, os “Morcegos” desejam as maiores venturas.